imagem da noticia
camera

Reprodução

PUBLICIDADE

seta amarela

Espírito Santo

3º FestCine Pedra Azul: o circuito de formação em cinema terá oficinas e exibições gratuitas em cida

O 3º FestCine Pedra Azul - Circuito de Formação em Cinema acontece até o dia 30 de julho,

Redação Pedra Azul News

27/07/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 05/08/2022 - 09:41:26

camera

Reprodução

O 3º FestCine Pedra Azul - Circuito de Formação em Cinema acontece até o dia 30 de julho, no município da Serra e de 31 de julho a 04 de agosto, no município de João Neiva. A proposta do evento é estimular o interesse pelo universo do audiovisual a partir da formação de estudantes da rede pública de ensino do Espírito Santo. Apesar de levar o nome de Pedra Azul, as atividades do festival vão acontecer em outros locais.

Serão realizados o Laboratório de Formação em Cinema, com foco na formação na área do audiovisual, e a Sessão Recorte, que promove o lançamento do filme produzido pelos alunos durante a atividade de formação, além de uma sessão com filmes exibidos na terceira edição do FestCine Pedra Azul.

“As atividades de formação são um dos pilares dos projetos realizados pela Galpão Produções e pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte. O 3º FestCine Pedra Azul - Circuito de Formação em Cinema visa promover o intercâmbio entre a educação e a cultura através do audiovisual por cidades do Espírito Santo e viabilizar o contato de jovens dessas regiões com outras possibilidades profissionais”, disse Lucia Caus, diretora executiva do FestCine Pedra Azul.

Formação

Na Serra, a formação acontece no Salão Social da Comunidade da Santíssima Trindade, no bairro de Balneário de Carapebus. Já em João Neiva, o laboratório será realizado na sede do Coletivo Abá-Tyba no bairro de Santa Luzia.

Cada cidade recebe um laboratório com duração de uma semana, para grupos formados por 20 participantes. Cada turma receberá conhecimentos teóricos e práticos, envolvendo os estudantes em todas as etapas de produção de um produto audiovisual: pesquisa e elaboração do roteiro, captação de imagens, operação de instrumentos de luz e som, edição, além de uma breve explanação sobre a história do cinema.

Ao final de cada laboratório, a turma entrega um curta-metragem finalizado, que fará parte do circuito de exibições ao ar livre, proporcionando a experiência do cinema às populações das cidades atendidas, além dos turistas e visitantes de cada região.